Simulado da prova teórica dos principais Detrans do país: veja como acessar

Detrans oferece simulados para que o aluno tenha acesso aos conteúdos que podem cair na prova oficial

O curso teórico faz parte do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para conclui-lo e passar para a etapa do curso prático, é preciso ser aprovado na prova teórica realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para facilitar os estudos, a maioria dos Detrans oferece simulados para que o aluno tenha acesso aos conteúdos que podem cair na prova oficial.

Acesse aqui os simulados de prova teórica dos principais Detrans do país!

Dicas para estudar através de simulados

O principal objetivo de estudar através de simulados é revisar todos os conteúdos e se preparar melhor para a prova teórica do Detran. Além disso, existem outros benefícios que o Portal do Trânsito lista abaixo.

  1. Formato parecido com a prova teórica do Detran

Além de ser uma forma prática de estudar, fazer os simulados aproxima o candidato da realidade que enfrentará no dia da prova. Bem como,  o deixá mais tranquilo e seguro no dia da prova oficial.

  1. Enxergar as dificuldades

Com a utilização de simulados, é possível apontar com clareza onde estão as maiores dificuldades do aluno. Assim como, quais conteúdos ele deverá revisar antes de fazer a prova teórica.

  1. Melhores resultados

Em 2006, por exemplo, pesquisadores realizaram um experimento e descobriram que os alunos que estudavam uma matéria, faziam exercícios e, depois de um tempo, realizavam um teste, apresentavam melhores resultados do que aqueles que estudavam sem fazer exercícios.

  1. Memória

Outro estudo publicado em 2010 apontou que resolver questões é mais eficiente para a retenção da memória do que reler diversas vezes a mesma informação. Em outras palavras, as pesquisas servem para comprovar a importância da resolução de perguntas para a memorização.


  1. Aprendizado real

O candidato não deve conferir as respostas durante o simulado, isso, com certeza vai mostrar um resultado diferente do real e aí, não será possível saber se de fato ele aprendeu.


  1. Controle do tempo

Outro ponto importante é tentar responder todas as questões dentro do tempo previsto para a prova no DETRAN. Nesse sentido, o simulado ajuda a controlar melhor o tempo.


Saiba mais:

10 dicas que você precisa saber para passar na prova teórica do DETRAN


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*